Me desculpem aqueles que acham que ler virtualmente é a mesma coisa  que ter o livro físico em si. Tá certo, cada um cada um, mas aí eu me pergunto, cadê a emoção?  Não sei se é só comigo que acontece, mas eu não curto ler pelo computador/tablet/celular ou qualquer outra coisa que seja, tecnologicamente falando. "Ah Tai, mas ler pelo computador sai mais barato que comprar o livro" SIM! Eu sei, e não vou ser hiprócrita em julgar quem lê assim, por que eu também já li a saga de Gossip Girl completa por PDF, por que a grana tava curta na época e não dava pra comprar aquele monte de livros. Então, quem não tem cão caça com gato, certo? O importante é ler. Eu sempre tive preferência em livros físicos por que primeiramente, sempre tive o sonho de ter uma estante de livros tipo biblioteca, segundamente, eu amo cheirinho de livro novo e das páginas de qualquer livro em si , e cada livro tem um cheiro diferente, e não me chama de louca! Terceiramente, cada livro tem uma história, dentro dele e fora dele, contigo. Então automaticamente, se tu gosta de ler tanto quanto eu, vai carregar o livro pra cima e pra baixo, vai ler ele de ponta cabeça, vai passar certas situações com o livro na mão, na bolsa, ou na mochila, e sempre que tu ver aquele livro tu vai se lembrar de todas essas ocasiões. Aconteceu algo assim comigo, quando eu tava lendo Harry Potter e as Relíquias da Morte. Desde então me lembro desse fato toda vez que eu  vejo o livro na minha estante.  Não dá pra encher uma estante com livros virtuais, dá? Não que eu julgue quem gosta desse método de leitura, jamais! Particularmente acho que me prendi à uma resistência ao novo e permaneço intacta no método tradicional do físico. Não tenho a maior simpatia do mundo e não troco um livro físico nem a pau por um livro virtual, caso haja a possibilidade de tê-lo na mão. Não me nego em carregar um livro enorme, tipo Crônicas de Nárnia, se a história valer o peso. É melhor carregar o peso do que quase perder os olhos lendo pelo computador, ou baixando aquele arquivo no celular e tendo que espremer a cabeça pra conseguir ler aquelas letrinhas pequenininhas, que muitas vezes dão dor de cabeça e nos olhos. Quando eu leio, eu literalmente soco a cara no livro, não sei ler em uma posição correta, pareço uma muriçoca destrambelhada atirada em um canto de onde quer que eu esteja, com o livro na mão.  Parece que virtualmente, muita coisa desvirtua a leitura (não foi um trocadilho proposital, eu juro).  Sem querer ser hipócrita, novamente, estou tentando ler virtualmente  o primeiro livro das Crônicas de Gelo e de Fogo,  de George R. R. Martin, A guerra dos Tronos, e normalmente só tenho tido tempo de ler quando vou pra aula, no ônibus. Não sou a pessoa mais fã do mundo de andar de ônibus, ainda mais um que faz mais voltas  que a ciranda cirandinha, tento ler pelo celular, começa a me dar enjoo, acontece algo na rua, o ônibus dá um solavanco, eu me perco, perco a página que eu to, e ACABOU A LEITURA. Pessoalmente, acho com o livro físico mais fácil. Novamente, cada um cada um. " Ai Tai, como tu é egoísta, gosta de livros físicos só pra encher estante, e o meio ambiente como fica, olha quantas árvores são cortadas?" Cara, não é ser egoísta, é simplesmente um gosto meu, e que muitas pessoas também pensam e gostam dessa mesma coisa. Não existe nada melhor do que tu entrar no teu quarto e poder escolher a dedo um livro ótimo, pegar ele na mão, ou ter aquela expectativa de que, caso tu empreste ele, se a pessoa vai cuidar, vai devolver, vai usufruir tão bem quanto tu usufruiu. Sobre o meio ambiente, já li vários livros que foram feitos de madeira reflorestada, por que  todos, se não todos, a maioria, lá no finalzinho do livro, diz se é feio de madeira reflorestada, papel reciclado ou a ponte que partiu que seja. Existem árvores cortadas, pra tanta coisa desnecessária, se a gente parar pra pensar, olha quanto papel vai fora, todos os dias em encartes de jornal, panfletinhos que nos são oferecidos na estação, em época de política então, nem se fala, é muito mais útil saber que livros te oferecem algo, entende?  São casos e casos. Se eu deixar de comprar um livro, outra pessoa vai comprar. A impressão de livros não vai parar. Me julguem por estar presa á um método antigo, me julguem por parecer egoísta. Fiquem á vontade, mas pra mim livro na mão tem mais emoção. 


Deixe um comentário