Então pessoal, esse é um assunto bem delicado e que dependendo da visão de pessoa pra pessoa pode gerar polêmica. Aqui vou expressar a minha opinião, não quero ir contra a opinião de outras pessoas, vale lembrar que opinião do próximo não se muda, apenas se respeita, gostando ou não. Ok? Vamos lá!

 Com essa campanha polêmica da Risqué " Homens que amamos", feministas se revoltaram e colocaram a boca no trombone sobre a campanha da marca sobre " atitudes corriqueira dos homens". Quer entender melhor o que rolou?  Dá olha olhada  nessa matéria aqui, que o Bolsa de Mulher fez sobre o assunto. 

 Então galera, uma conhecida minha postou algo referente a isso no Facebook e acabou rolando uma discussão entre duas pessoas, mais corretamente falando um homem e uma mulher sobre feminismo, eu fiquei só olhando o caso se suceder e fiquei pensando, " Será que essa gente realmente sabe o que é feminismo?"  Gente, feminismo é coisa séria e as vezes passa dos limites. A atitude feminista é uma busca por direitos iguais, que se a mulher que se dá o título de feminista não souber realmente o sentido disso e não souber claramente das consequências que um ato feminista pode ter, sai do controle. 
 Ser feminista não é só mostrar os peitos, sair fazendo panelaço na rua, chamando atenção. É  muito mais que isso. É conhecer os direitos que tu tem e deixa de ter. E esses que não tem, correr atrás.  Não apenas na mesma remuneração trabalhista ou num direito de não ser olhada estranhamente por trocar um pneu de carro melhor que um homem. É a busca de igualdade. É a busca de uma visão ampla para pessoas que tem os olhos vendados por clichês que a sociedade fez. É tentar mostrar que não é feio uma mulher ser frentista de um posto de gasolina e um homem cozinhar pra família todos os dias. Os parâmetros do feminismo  já não são mais a busca do direito do voto feminino à tempos. Temos uma mulher no controle do país (não vamos falar de política, partidos, isso ou aquilo, como diz a minha mãe, política, futebol e gosto musical não se discute)! 
 Falando na mamãe,  enquanto escrevia esse texto, perguntei pra ela o seguinte: " Mãe, como tu acha que a sociedade vê uma mulher feminista hoje em dia?" a resposta foi a seguinte " Peito e bunda de fora, literalmente isso! Não veêm que somos capazes de tanto ou até mais que os homens". Preciso dizer mais ?  Por que vocês acham que ao se falar de feminismo hoje em dia a primeira coisa que vem à cabeça é  "peitos e bunda de fora" ? Vocês já perceberam que muitas vezes só é publicado em meios de comunicação protestos feministas que envolvem isso, por que só assim nós mulheres recebemos a atenção necessária para o que queremos ressaltar. É  uma busca por direitos iguais!  

AH, MAS ELAS FAZEM MUITO MIMIMI! Ei, como assim mimimi?  


 Cara, vou dizer uma coisa, se você for entrar no assunto feminismo com uma mulher feminista, pensa bem antes de fazer isso, por que você vai ouvir, e muito. Daí você vai cansar de querer ouvir ou entender o por que ela é feminista, o que levou ela aquilo e provavelmente, há quem não aceite opiniões adversas e digam que elas fazem "mimimi". Então, não é mimimi, quando a pessoa sabe o que está falando, sabe o que defende, saber o que busca, ok?


Machismo x Feminismo

"Machismo é um sistema de dominação e feminismo é a luta por direitos iguais", explicou a feminista e escritora Clara Averbuck, nesta entrevista para a Revista Capricho.


 Lembrando que nem todas as feministas são rebeldes, vamos combinar gente. Porfa! Agora se uma feminista não tem condições de ir à Marcha das Vadias ( aquele tipo de protesto em que as mulheres saem nuas pra rua referente ao  estupro. Lembram da tag #EuNãoMereçoSerEstuprada ?), não possuem o mesmo valor das mulheres que vão à Marcha. Cada um protesta e busca seus direitos de uma forma, sendo ela barulhenta ou não. Em SP, houve uns papos, levados bem a sério, sobre o Vagão Rosa, o suporto projeto criaria um vagão,  específico para as mulheres, devido á abusos sexuais dentro do metrô, que aconteciam (e acredito que ainda acontecem) com bastante frequência. Muitas mulheres aceitaram, porém outras represaram que, presumir que só os homens sejam agressores e prezar a vitimização das mulheres não ajuda. Palavras de feministas sobre o assunto. Conversei sobre esse assunto com uma amiga e leitora do blog, o nome dela é Enelise, 18, estudante, e a opinião dela foi a seguinte: "apesar da luta feminista ser a favor da igualdade dos direitos incluindo respeito no transporte público, vitimizar a mulher em todas as situações é errado, pois existe uma coisa chamada JUSTIÇA, e ela deve comparecer em casos assim".

 Então pessoal, sobre o feminismo, é isso que eu tenho à dizer, como eu falei no inicio do texto, mas vale ressaltar, muita gente pode não concordar comigo, mas opinião é opinião e não tenta se mudar, se respeita. 

Deixem nos comentários a opinião de vocês sobre feminismo, afinal... WE CAN DO IT! 

Até a próxima.

Beijo da Tai 


2 Comentários

  1. É muito chato falarem que estamos de mimimi quando perguntam algo e estamos respondendo. O problema é que não sabem o que dizem e na hora de ouvir, aprender não querem u.u
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Sim, foi como eu disse no texto, se tu realmente quer falar de feminismo pra uma mulher feminista. Fala, mas também te prepara pra ouvir. É tão mais fácil aceitar do que ir do contra. As pessoas tem preguiça de se informar e saber o que falam e colocam pra fora qualquer coisa que vem a cabeça, sem pensar nas consequências.

    ResponderExcluir