E aí pessuau, tudo belezinha com vocês? Então, no post de hoje vou falar sobre um livro que eu ganhei de presente de páscoa (nada de chocolates) do  meu namorado.  Acho que nunca comentei que sou bastante curiosa a respeito de histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, sobre o holocausto e coisas envolvidas, tanto é que sou apaixonada por Anne Frank, e meu namorado como muito atencioso, percebeu e acertou mais do que em cheio quando comprou o livro pra me dar. Gente, quase tive um treco de felicidade. Meu namorado me deu um livro e ainda por cima de um tema que eu acho completamente interessante. 


     Comecei a ler quase que no mesmo momento em que ele me deu, É apaixonante. 
 Na capa do livro diz que a Eva,  é irmã da Anne Frank, mas  quem conhece a história dela, sabe que não é bem assim. Depois do holocausto, quando o pai da Anne perde a família toda, ele fica próximo da mãe de Eva, e no desenrolar dos fatos, eles acabam se casando, por que tem muitas coisas em comum e tal, ambos perderam a família nos campos de concentração e por fim decidiram recomeçar juntos. Então, por isso que devem ter colocado na capa que a  Eva era irmã da Anne, mas não. Elas se conheceram, mas nunca foram muito próximas, como a própria  autora conta no livro. 
  Posso dizer que é um livro muito chocante e ao mesmo tempo um livro para se ler e refletir, afinal ela passa por poucas e boas. Pensem comigo, vamos tentar nos colocar no lugar de uma menina que cresceu tendo tudo do bom e do melhor, não passando necessidades, sendo completamente mimada e teimosa e em questão de um ano, a vida dela mudar completamente, ter que viver  em esconderijos, comer o mínimo o possível sem poder escolher nada, sem ser possível passear na rua, praticar esportes e nem fazer nada do que se gosta? Se imagine trancado num banheiro sem poder respirar, por que poder haver a probabilidade da sua respiração chamar atenção de um soldado com uma boa audição. Pois é, a vida dela deu essa reviravolta, e não, ela não conseguiu se safar da Gestapo. A família dela foi denunciada e traída de uma forma horrível e acabaram todos indo para os campos de concentração.
  No livro, ela relata tudo o que passou, e quando tu tá lendo, tu consegue ver exatamente as dificuldades que ela conta. Quando ela quase morreu de tifo, uma doença grave, na qual matou Anne Frank. Conta também que as condições de higiene eram precárias e que todos viviam com medo de serem os próximos listados para as câmaras de gás. 
     Ela vai narrando a história dela,  de como ela reconstruiu a vida, de como chegou a quase se casar e depois casou com outro sem mesmo rejeitar o pedido o primeiro. Das inseguranças e da depressão profunda que ela entrou no pós-guerra. Do medo do caos voltar e chegou até a questionar a existência de Deus quando perde o pai e o irmão, nos quais ela era muito apegada. É um livro interessante, com uma leitura leve e de fácil compreendimento da história contada. E ah, também tem várias imagens e fotos da época no meio do livro, mostra a Eva novinha e todo o processo que ela passou até reconstruir a vida novamente. É aquele tipo de livro que tu mergulha dentro dele e só se dá conta da realidade quando o livro acaba. 
   Depois de Auschwitz é uma auto-biografia de Eva Schloss, uma sobrevivente do holocausto, que conseguiu passar pelo maior campo de concentração que havia e das maldades ocorridas lá dentro. É uma história de vida linda e nos mostra que apesar das dificuldades e da vontade de desistir,  nós temos que ter força e acreditar que sempre há um recomeço pra tudo, até pras piores coisas. 


Então pessoal, é isso. 
Espero que tenham gostado. Deixem duas opiniões nos comentários.
Até a próxima.

Beijo da Tai

PS: Desculpem pela qualidade das fotos, tive que fazer a maior gambiarra do mundo pra conseguir postar junto com as fotos hoje mesmo. 


Deixe um comentário