Olár minhas bonecas, tudo bem com vocês. A Tai andou sumida por um tempo aqui, foi por puro descuido por que tô pra postar coisas novas pra vocês já faz um bom tempo, mas nunca sobra um tempinho, ou coisa do tipo (existe coisa parecida com tempinho? Se alguém souber me informa, por que é isso). O frio chegou de vez aqui no sul, as temperaturas estão cada vez mais baixas e não tem mais aquela coisa de "verãozinho de tal mês" Agora é pra valer mesmo. Pode tirar do armário as luvas, o cachecol, as botas (a galocha ainda não por que ainda não inventou de chover pra cá, mas quando começar, não para mais também), japona (me digam por favor que alguém sabe o que é uma japona, eu sei tá?). Tudo isso tá sendo uma tortura pros detestadores de inverno, assim como eu. A única vantagem até agora que eu vi nesse mês, que envolva o frio, é poder dormir colada no mozão, exceto quando tenho que acordar cedo no outro dia, daí nem isso ajuda.  Mas agora pessu, sem mais delongas, vamos falar do que realmente importa... 
  Nesse post, vou dar 5 principais dicas de cuidados  pra pele nesse inverno, por que é mega chato né, a pele fica toda quebradiça, os lábios ficam rachados,  o nariz descascando por causa da pele morta que vai saindo. AH, fica comigo até o final do post, que tem uma receitinha milagrosa lá em baixo, que eu faço faz muito tempo e  com certeza vai ajudar muitas de vocês. 
  Dá um confere aí: 


1 - Alimentação
  "Ai Tai, vai começar as dicas falando de comida, tem um monte de gente que não curte certas comidas e tal". galera, sinto muito, mas se essa não for a principal dica, com certeza é uma das mais importantes. Sério, uma alimentação saudável não faz bem só pra pele, mas sim pro teu organismo inteiro, não apenas no inverno, mas no ano inteirinho. É super importante manter uma dieta (tá, não bem uma dieta, mas ter no teu prato diariamente) de alimentos ricos  em vitaminas e nutrientes, que formam um tipo de "combo" pra suprir o que o teu organismo perde no frio, essas perdas são o que deixam a tua pele ressecada e feinha. Dá uma investida em cenouras, brócolis, repolho, beterraba, e vale também para as frutas, as bem pedidas são morangos, maçã, bergamota (tangerina ou mexerica pro pessoal que não é aqui do sul), limão, entre outras. Fora que além de fazer super bem, dá uma colorida bem legal no prato
2. Chuveiro
   Confessem pra mim que a a segunda pior parte do dia de vocês (a primeira é levantar da cama) é ter que tirar a roupa quentinha  pra entrar no banho, e a terceira pior parte do dia é ter que sair do banho quentinho? Se isso também machuca o coração de vocês, toca aqui abigu, tamo junto. Mas nem sempre esse banho quentinho, de aquecer o corpo, a alma, o coração, a bunda gelada e as mãos  congeladas, faz tãão bem assim. A primeira coisa que a gente quer é que a temperatura da água seja mais quente que o ambiente, estamos propensos a quanto mais frio lá fora, mais quente a água dentro do box, afinal, queremos aproveitar os 10 minutos  no paraíso enquanto dá, ou até que caia o disjuntor, apague as luzes da casa toda e a água fique mais gelada que tudo. A água muito quente, tende a ressecar mais ainda a pele, quando entra em contato com a temperatura muito fria, ou seja, algo semelhante à um choque térmico. A mesma coisa quando for lavar o cabelo. A água muito quente, tende a prejudicar o couro cabeludo e faça surgir caspas. O mais indicado é tomar banho e lavar o cabelo em temperaturas amenas, não extremamente quentes. Se for necessário, liga um aquecedor no banheiro, espera o ambiente ficar quentinho e vai à luta.
3. Ar condicionado
  Tá geral, o salvador da pátria não é tão salvador assim, e pode ser um mega vilão pra pele. A gente pensa que o ar condicionado é o amor das nossas vidas, que não estamos pegando frio, que vai ficar tudo sussa e de boa na lagoa, mas estamos pensando errado. O ar condicionado, pra manter o ambiente aquecido, ele suga a umidade do ar na volta, tanto o do trabalho quanto o do carro, e a seu corpo não escapa disso. Ele suga aquele pouquinho de hidratação que sua pele ainda tem, deixando ela bem mais ressecada que o normal. Se não dá pra abrir mão do ar, na boa, eu entendo perfeitamente quem não consegue fazer isso, a solução é deixar uma bacia de água no ambiente. Ela vai dar uma umidificada no ar, sem que a água da tua pele seja sugada. Entenderam? 
4. Hidratação
É a principal aliada na hora de tomar cuidados com a pele em todas as estações do ano. A hidratação é uma dica indispensável nos cuidados com a pele. É sempre indicado que  usemos um hidratante próprio (hidratante de rosto para o rosto, hidratante de mãos, para as mãos, e assim vai) sempre após o banho, e durante o dia também, para manter a pele hidratada. Vale ressaltar, que é super importante dar uma atenção especial para as regiões dos cotovelos, joelhos, pés, mãos e rosto, por que são as áreas que mais sofrem com o ressecamento do frio, e ninguém merece ficar com a cara descascando, os cotovelos e joelhos esbranquiçados e o pé rachando, mostra total relaxamento. Quem não tem um hidratante específico para essas áreas, não tem problema nenhum, o importante é manter a pele hidratada. Uma dica pra quem não tem  hidratante facial específico: PROTETOR SOLAR. Além dele proteger a pele dos raios UV, que também são presente no inverno (não é por que tá frio, que o sol não aparece. Ele ainda continua lá e todo cuidado é pouco), ele também hidrata a pele, por conter ingredientes especiais para hidratação. 
5 - Água
Ela é a confirmada em toda e qualquer lista de dicas de saúde e beleza do corpo, pele, cabelos, cabeça, unhas etc. No inverno também não muda muita coisa. A água é um fator fundamental para o funcionamento do organismo como um todo, e ajuda na manutenção da saúde da nossa pele, por isso o indicado para um adulto é consumir no mínimo, cerca de 2 litros de água por dia. A água serve como um hidratante que age de dentro pra fora do teu corpo. Vale lembrar pro pessoal aqui do sul, que o chimarrão não tem as exatas propriedades que a água propriamente dita tem. O chimarrão serve como uma especie de chá, que assim como os outros, podem ajudar, mas não são como a água em si. 

Agora, RUFEMM OS TAMBORES...


Relaxa gente, não precisa rufar tambor nenhum. 

A receita  surpresa é de uma mascara esfoliante que eu aprendi a fazer a muitos anos atrás, e que eu uso faz muito tempo e sempre dá super certo, então eu gostaria muito de compartilhar com vocês e ver se alguém curte o resultado também. O indicado é usar ela uma vez por mês ou de quinze em quinze dias, dependendo de como for a sua pele.  Pega aí papel, caneta e anota o que é necessário:

1 colher de sopa de creme hidratante de sua preferência
1/2 colher de sopa de açúcar cristal
1 colher de chá de mel

E FECHOU! 

Agora, tu coloca  o hidratante onde tu quiser, num pires, numa vasilha, num potinho de sobremesa, na mão. Tanto faz. Acrescenta aos poucos o açúcar cristal e vai mexendo, até tu não conseguir ver o açúcar. Feito isso, tu vai lá e coloca o mel e faz a mesma coisa. No fim, vai ficar um creminho com cheirinho doce e vai te dar vontade de comer. Mas dá uma segurada. Não lembro de existir nenhum creme hidratante comestível.

E FECHOU DE NOVO 

Na aplicação, é o seguinte, você vai aplicando aos poucos, começando pelas bochechas, depois indo pra testa, descendo para o nariz e por fim chegando no queixo. A quantidade de creme vai dar exatamente pro seu rosto, Se sobrar ou faltar, você aplicou demais ou de menos em alguma dessas áreas. Daí tu começa a massagear em movimentos circulares leves, sem colocar muita pressão, se não a pele vai ficar machucada, devido ao atrito muito forte com o açúcar cristal, e não esfoliada, como deve ser. Faça isso até o creme sumir e enxágue logo em seguida com água fria ou morna, puxada pra fria.. A primeira sensação que tu vai ter assim que retirar todos os resíduos que ficaram no seu rosto é que, teu rosto tá vermelho e inchado. CALMA! É assim mesmo. Em seguida, seca o rosto com uma toalha macia, dando batidinhas, e não esfregando, logo, passa um hidratante facial e seja feliz. 

  A minha experiência com essa máscara (que inicialmente pode parecer meio nojenta) foi  bem boa, uso ela faz uns anos já e sempre me deu um resultado ótimo. Faço essa esfoliação uma vez por mês, e é mais que suficiente. 



É isso bonecas, espero que tenham gostado e que eu possa ter ajudado vocês.
Muito obrigado por chegarem até aqui

Beijo da Tai


Deixe um comentário