Oi oi gurizadinha, tudo bem com vocês ? Qual a boa da semana? O WhatsApp parado, lançamento super esperado de Star Wars: o Despertar da força, algo mais que eu esqueci? Então galerinha, o post de hoje vai ser sobre  os cuidados mais importantes que a gente tem que ter nos dias mega quentes, afinal, o verão ainda nem começou e já dá pra fritar ovo no asfalto, então o fato de cuidar do nosso corpo e da nossa saúde também deve ser  tão importante quanto  se jogar na piscina ou encher o bucho de sorvete e picolé. 

  Se liga nessas 5 dicas básicas que provavelmente todos já saibam, mas muito não levam a sério como deveriam.



1. Hidratação em primeiríssimo lugar sempre.

   Quando se fala em hidratação, não estamos falando de creminhos aqui e ali, o assunto é um pouco mais sério. O nosso corpo libera calor por meio de  gotas de suor, pra manter a temperatura do corpo equilibrada, assim eliminando água e sais minerais. Sem a quantidade necessária de água e sais minerais no corpo, o nosso metabolismo fica "desfalcado", sendo mais fácil de ocorrer lesões musculares, dores, fadiga, tontura, cãibra, diminuição de desempenho fisíco e capacidade de concentração.  
  Quando sentimos sede, o nosso corpo está nos pedindo ajuda pois já está acontecendo uma desidratação, mesmo que seja bem pequenininha. Por isso é sempre bom ir bebendo água várias vezes durante o dia,  mesmo que em poucas quantidades, antes que a sede apareça. Uma dica pra saber quando o nosso corpo precisa de líquido é a urina. Quando formos ao banheiros e o xixi estiver  com cor escura e cheiro forte, é por que tu tá ingerindo bem pouca água. Para saber se está tudo OK, a urina  deve estar bem clara, quase transparente.


2. Comidinha boa

  Algumas fruta e vegetais apresentam grandes quantidades de água na sua composição, como por exemplo a melancia, tomate, folhas verdes, etc. Além de serem ricas em líquidos, frutas e verduras também são  fontes de potássio, um mineral que precisa ser reposto quando há uma produção de suor muito grande. 

  O consumo de gorduras deve ser evitado em dias muito quentes, pois elas não são muito bem metabolizadas por conta da perda de líquidos do organismo. O resultado de um almoço  cheio de frituras, num dia quente, é um grande mal-estar e sensação de estufamento e desconforto por algumas horinhas. Então,  não pense duas vezes antes de investir em sucos de frutas para repor a água e os sais minerais perdidos em dias quentes, vale apostar também em frutas em si e nas famosas saladas de frutas. além de dar uma refrescada e ter um gostinho ótimo, ainda ajuda na nossa saúde. 


3. Soninho fresquinho 

  O ideal para se dormir no verão é em um ambiente fresquinho e sem abafamentos, mas peraí, nem todo mundo tem ar condicionado ou pode dormir com as janelas abertas sem os mosquitos entrarem e carregarem a pessoa viva. Sendo assim a dica da Tai é a seguinte, pra quem tem ventilador no quarto e só quer refrescar mais o ambiente, é só molhar uma toalha na água fria, torcer (a mão ser que tu queira dar uma de Nazaré Tedesco e matar alguém, ou seja, tu, eletrocutado), e colocar na parte de trás do ventilador, e só esperar a mágica acontecer. O ar que o ventilador puxa da parte de trás, leva junto gotículas de água que refrescam o ar. Caso não tenham ventilador pra por no quarto, pode  fazer o seguinte, faça uma moldura de madeira do tamanho da tua janela e prega nela uma tela, daquelas que se vendem em ferragens, coloca essa gambiarra encaixado na tua janela e seja feliz com o ventinho da noiteeeeeeeee. 


4. Xô cheirinho

  É  recomendado  que, logo após o banho sempre se use um anti transpirante, eu já acho que é importante verificar se ele realmente está fazendo efeito o tempo todo! Por que além de transpirarmos demais nessa época do ano, é mais propenso ainda o cheirinho ruim vir. Então é sempre bom tomarmos banho no mínimo duas vezes por dia, carregar sempre um anti transpirante na bolsa ou mochila, pra imprevistos fedorentos evitarem de acontecer. PELO AMOR DE DEUS CRIATURA, NÃO VAI SAIR FEDENDO NA RUA, NINGUÉM MERECE PEGAR TREM OU ÔNIBUS COM GENTE FEDORENTA! (desabafei)


5.  Não fique muito tempo no sol


  Galera, é muito importante saber que a temperatura corporal interna é de 37 graus. então, é importante evitar ao máximo se expor diretamente ao sol por longos períodos de tempo, por que assim, o corpo perde muitos sais minerais e proteínas  para manter a temperatura  necessária.  Então, sempre que possível se mantenha  na sombra, leve guarda-sol para a praia, use bonés para a caloria do sol não ficar diretamente na cabeça, por que no final disso tudo, você pode até acabar pegando uma insolação, que não é nada mole. 

  Então gurizada, vamos ficar espertos por que saúde não é brincadeira, temos que cuidar dela muito bem independente da estação do ano, se estiver calor ou frio, com sol ou com chuva. 

 Beijos calorentos de uma amante do calor pra vocês



Deixe um comentário